Tintas Eucatex adota empilhadeiras elétricas da Tria com bateria de lítio

Tintas Eucatex adota empilhadeiras elétricas da Tria com bateria de lítio

A Tintas Eucatex investiu na modernização de sua operação logística em Salto (SP) com a obtenção de empilhadeiras elétricas de última geração. A decisão de substituir os antigos equipamentos, fabricados em 1994 e 2002, foi motivada pela urgência de aumentar a eficiência, otimizar espaço e reduzir custos operacionais em seu núcleo de armazenagem e expedição.

O novo protótipo escolhido foi a empilhadeira retrátil trilateral Tria OPD15, da Tria Empilhadeiras, marca especializada em soluções de bateria de lítio e equipamentos para movimentação de cargas. A negociação ocorreu por meio do distribuidor Powerlift Empilhadeiras. Com capacidade para operar em corredores de unicamente 1,6 metro, o equipamento permite ampliar a capacidade de armazenagem vertical sem urgência de expansão física do arrecadação.

De negócio com Humberto Mello, diretor da Tria, a adoção da tecnologia de lítio representa um progressão relevante frente aos modelos convencionais de bateria de chumbo-ácido. “Com o lítio, conseguimos reduzir custos de manutenção e aumentar a confiabilidade das operações, já que o tempo de máquina paragem caiu consideravelmente. Isso representa um progressão importante para clientes que precisam de prontidão e previsibilidade em sua enxovia logística”, afirma.

Baterias de lítio e ganhos operacionais

As baterias de lítio oferecem maior autonomia, carregamento rápido e vida útil prolongada, além de eliminarem a urgência de salas exclusivas para recarga — o que contribui para uma operação mais limpa, segura e eficiente. Segundo Mello, esses fatores proporcionam redução de custos, melhoria na disponibilidade de equipamentos e aumento na confiabilidade operacional.

Na prática, a Eucatex já observa resultados concretos. Houve ganhos de tempo nas movimentações, maior velocidade operacional e uma redução expressiva de custos com manutenção. Os operadores também destacam melhorias em segurança, ergonomia e facilidade de uso do novo protótipo, fatores que têm impacto direto na produtividade e no bem-estar da equipe.

Expansão da modernização logística

O desempenho positivo levou a empresa a planejar novos investimentos no protótipo Tria OPD15 para substituir equipamentos antigos e expandir o uso da tecnologia para outras unidades do grupo.

Segundo Fernando Neves Fernandes, gerente de Operações Logísticas da Tintas Eucatex, a iniciativa fortalece uma visão de longo prazo voltada à eficiência e à sustentabilidade. “Com a iniciativa, a Eucatex pôde ir além da modernização de frota, reforçando também sua estratégia de otimização do espaço logístico, investindo em tecnologia que garante maior produtividade, sustentabilidade e satisfação da equipe uma vez que um todo. Estamos animados com essa parceria com a Tria Empilhadeiras, visando um processo automatizado que contribui para a evolução do setor logístico”, afirma o executivo.

Com o projeto, a Eucatex dá mais um passo em direção a uma logística industrial moderna e sustentável, apoiada no uso de empilhadeiras elétricas de bateria de lítio e na integração tecnológica entre operação e eficiência energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *