A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell que atua na produção, logística de distribuição e comercialização de combustíveis e açúcar, realizou a 15ª edição do Rodeio de Caminhões, evento que reconhece motoristas do transporte rodoviário com desempenho em direção segura e zero infração. A iniciativa também está alinhada às operações da empresa na distribuição de combustíveis, lubrificantes e especialidades no Brasil, além da atuação em refino e logística na Argentina e no Paraguai.
Com o tema “Segurança em Campo – Vencer o jogo é voltar para lar”, a lanço final reuniu 50 motoristas classificados entre os dias 18 e 20 de junho, em Camaçari (BA). Todos os participantes chegaram à final com registro de zero infração no período medido e foram submetidos a provas práticas de manobras em volta, reforçando critérios técnicos de avaliação da transporte segura.
Pela primeira vez na história da competição, foi registrado um bicampeonato. O vencedor foi Bruno Henrique Souza, da Transportadora FS, que recebeu porquê prêmio um coche zero quilômetro. O motorista destacou a dificuldade do processo e a prestígio da segurança nas estradas. “A trajetória para chegar até cá é muito árdua, porque a gente sabe da dificuldade que encontramos nas pistas e batalhamos para ter zero infração. Estou muito feliz por ter minha família prestigiando leste momento. Segurança é cuidar de mim e dos outros na estrada”, afirma o bicampeão. Durante a cerimônia, ele também realizou um pedido de himeneu.
Na sequência da premiação, o vice-campeão foi Antonio Carlos da Cruz, da Vila Real Transportes, que recebeu uma moto zero quilômetro. O terceiro lugar ficou com Aslan de Lima, da Transportadora Lima, premiado com televisão e videogame. Já o quarto disposto, Rodinei Iurczaki, da Transportadora Pra Frente Brasil, recebeu uma televisão, enquanto Elcio de Souza, da Transportadora Nichele, ficou em quinto lugar e foi premiado com um notebook.
Antes da final, os competidores passaram por etapas classificatórias regionais realizadas em Campinas (SP), Cascavel (PR) e Leme (SP). O evento se consolidou porquê uma das principais iniciativas de reconhecimento da direção segura no transporte de combustíveis e açúcar, com foco na redução de acidentes e no fortalecimento de práticas operacionais seguras ao longo do ano.
A edição também contou com a participação de Salette Senk, única mulher entre os finalistas. A motorista destacou a prestígio da iniciativa para o reconhecimento profissional e para a valorização da presença feminina no setor. “A segurança é inegociável, indiscutível. Trabalhar no que eu senhor, com a segurança que eu prezo tanto, e ainda estar cá sendo reconhecida é surreal. Ser a única mulher é fantástico. Busco simbolizar todas as mulheres para que, através de mim, elas se sintam reconhecidas e valorizadas”, diz a motorista.
Durante o evento, também foi realizado o Prêmio Gestão 360°, voltado a lideranças, gestores e transportadoras que contribuem para a construção de um ecossistema de segurança operacional. A iniciativa reforça que a segurança no transporte rodoviário depende não unicamente dos motoristas, mas de processos, decisões e gestão integrada ao longo de toda a ergástulo.
Segundo Carlos Rodrigo Walter, da Vila Real Transportes, de Paulínia (SP), a ação contribui para a disseminação de uma cultura de segurança no setor. “A iniciativa contribui significativamente para o estágio e para a construção de um trânsito mais seguro, beneficiando a todos”.
