A Rumo entregou a primeira período da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), com 162 quilômetros de trilhos e o novo terminal rodoferroviário da BR-070, em Dom Aquino (MT). A lanço marca o início do comissionamento operacional do empreendimento, considerado a primeira ferrovia do país implantada sob o protótipo de autorização estadual.
A entrega ocorreu no último sábado (20/6) e amplia a conexão ferroviária entre Mato Grosso, principal estado produtor de grãos do Brasil, e o Porto de Santos (SP). O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de autoridades federais, estaduais e representantes do setor produtivo.
A primeira período da Ferrovia de Mato Grosso recebeu investimento superior a R$ 5 bilhões da Rumo e conecta o Terminal de Rondonópolis ao novo terminal da BR-070, projetado para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano.
Com a aproximação dos trilhos das regiões produtoras, o projeto procura ampliar a capacidade de escoamento do agronegócio do Meio-Oeste e fortalecer a infraestrutura logística para movimentação de cargas.
Ferrovia inaugura protótipo de expansão ferroviária com investimento privado
Inserida no Novo PAC do Governo Federalista, a Ferrovia de Mato Grosso, oficialmente denominada Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, representa um novo protótipo de expansão ferroviária fundamentado em autorização estadual e participação da iniciativa privada.
Quando concluída, a ferrovia terá mais de 700 quilômetros de extensão, conectando 16 municípios entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verdejante, além de um ramal previsto para Cuiabá. O projeto foi estruturado para aproximar a malha ferroviária das principais áreas produtoras do estado e ampliar a capacidade logística regional.
Durante a cerimônia, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a prestígio do modal ferroviário para a conexão com os portos e para a redução de custos logísticos.
“Precisamos chegar aos portos e, para isso, a ferrovia é fundamental. Ela ligará o Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e impulsionando o desenvolvimento brasílico. Não há zero mais ambientalmente correto do que ferrovias, que reduzem a emissão de carbono, diminuem acidentes e geram mais tarefa e renda”, ressaltou.
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, também comentou sobre o impacto do empreendimento para a competitividade do estado. “A Ferrovia de Mato Grosso é um sonho que virou verdade, em um encontro entre empreendedorismo e trabalho. Continuamos a investir em um estado que é exemplo do que o Brasil pode ser.”
Para Pedro Palma, CEO da Rumo, a entrega representa uma lanço da estratégia de expansão da companhia no estado e de fortalecimento da logística vernáculo. “A Ferrovia de Mato Grosso foi concebida para seguir o propagação de uma das regiões mais produtivas do mundo. A entrega desta primeira período reforça nossa visão de longo prazo de investir em infraestrutura capaz de sustentar o aumento da produção brasileira com eficiência, previsibilidade e capacidade para atender a demanda das próximas décadas.”
O novo terminal da BR-070, incluído nesta primeira período, está instalado em uma extensão de 200 hectares. A estrutura tem capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, carregar até 16 vagões por hora e armazenar até 42 milénio toneladas de grãos. O multíplice conta ainda com estrutura de esteio aos motoristas e estacionamento para até 250 caminhões.
